Laboratório
Investigação
Análise da performance desportiva individual e coletiva
Estuda os aspetos que influenciam o rendimento dos atletas e das equipas. Incide na observação dos comportamentos dos jogadores, dos treinadores e das equipas, predominantemente em situação de competição e no plano tático-técnico.
Neste âmbito, pretende-se conhecer e desenvolver indicadores de performance definidos qualitativa e quantitativamente, tanto a nível individual, como coletivo, e em diferentes contextos com enfoque na competição. Neste sentido foram desenvolvidas diferentes ferramentas para medir o comportamento individual e da equipa e a sua articulação, recorrendo a variáveis compostas e parâmetros de ordem.
Um outro objetivo desta linha de investigação é estudar as características das tarefas em função da sua exigência para o agente em análise (atletas, equipas, treinadores, árbitros, etc.).
Habilidades, affordances e desenvolvimento da perícia
Estuda a interação entre as capacidades individuais (preceptivas, cognitivas e motoras), e as características do ambiente (affordances), tendo em vista o desenvolvimento da perícia.
Ao compreender-se como a perceção regula a ação, de acordo com os constrangimentos dos indivíduos e das tarefas, é possível testar-se meios e métodos de intervenção, com enfoque no treino da atenção e na calibração da ação em diferentes contextos.
Uma perspetiva ecológica da perícia implica também a análise dos aspetos psicossociais associados aos indivíduos, família e comunidade. Esta abordagem utiliza métodos retrospetivos para traçar o percurso até à ocorrência (ou não) de desempenhos excepcionais.
Processos de perceção-ação-cognição em contextos de performance
O comportamento intencional, ao nível da relação praticante-ambiente, é influenciado por constrangimentos, como sejam as características do indivíduo, as características da tarefa e as características sociais e físicas do ambiente.
A abordagem feita à tomada de decisão é baseada na sua expressão comportamental em contextos de performance, ao longo de um curso de ação e respetivas transições.
Neste sentido, são congregados conceitos e instrumentos das ciências da complexidade, da psicologia experimental, das neurociências e das ciências do desporto, para explicar a ação tática, a cognição, a criatividade, bem como outros aspetos psicológicos e comportamentais. Especificamente em neurociências, pretende-se fazer investigação comportamental relevante para o desporto, relacionada com indicadores neurofisiológicos.